CARTAS ESPECIAIS

O MAUMAU tem um ponto diferencial para trazer emoção, prazer e estratégia para dentro dos jogos. As chamadas cartas especiais fazem todo o diferencial ao serem descartadas durante o jogo. Abaixo destacaremos as funções das cartas especiais.

VALETES
Funciona como um CORINGA. O VALETE tem o poder de ser descartado a qualquer momento da partida, independentemente no NAIPE ou do número da carta central da mesa. Ao ser descartado o jogador também tem a possibilidade de mudar e escolher o próximo NAIPE a ser jogado. Esta regra vale para os todos os VALETES do baralho.

DAMAS
As DAMAS do baralho servem para mudar o sentido do jogo. Se o jogo está em sentido horário, ao ser descartado, o jogo mudo para sentido anti-horário, e assim sucessivamente. Isso acontece em qualquer descarte de DAMA.    
                                       
ÀS
Os ÀSES servem para pular a vez do próximo jogador. Como exemplo: O jogador A descarta um ás de qualquer naipe. O jogador B não joga e cede sua vez para o jogador C.

SETES
Os SETES tem uma habilidade especial. Ao ser descartado obriga o próximo jogador a pegar DUAS cartas. Os SETES podem ser rebatidos. Caso o próximo jogador possua outro SETE, pode usá-lo e obrigar o próximo jogador a pegar QUATRO cartas. Caso este jogador também possua um SETE, ele descarta-o e obriga o próximo jogador a pegar SEIS cartas, e assim progressivamente, adicionando DUAS cartas a cada SETE rebatido.

NOVES
Ao ser descartado, obriga o jogador anterior a pegar uma carta. Diferentemente do SETE, o NOVE não pode ser rebatido.

REIS (COPAS E OURO)
Os REIS de NAIPES vermelhos ao serem descartados possibilitam que o jogador descarte outra carta qualquer logo em seguida. Esta jogada não pode ser utilizada para a batida. Exemplo: Jogador A descarta um OITO de ouro. O Jogador B descarta seu REI de OURO, em seguida pode descartas qualquer carta, até mesmo as demais cartas especiais. Esta regra é específica do MAUMAU CEARENSE.

REIS (ESPADA E PAUS)
O jogador ao descartar qualquer REI de NAIPE preto pode escolher qualquer jogador para que o mesmo pegue DUAS cartas do monte. Exemplo: Jogador A joga um TRÊS de paus. Jogador B descarta seu REI de PAUS e pode escolher o jogador A, C, D, E, F, etc.. E obriga-lo a pegar DUAS cartas. Não há rebatida. Esta regra é específica do MAUMAU CEARENSE.

CORINGA (REGRA ALTERNATIVA)
Para tornar a partida mais estratégica, longa e cheia de reviravoltas, os CORINGAS foram contemplados com habilidades especiais. Ele funciona como um ÀS, fazendo pular a vez do próximo jogador. Também funciona como um NOVE, obrigando o jogador anterior a pegar uma carta. E sua outra função é a de rebater os SETES, ou seja, ele não funciona como um SETE, serve somente para rebatê-los. Importante informar que ao jogarmos um CORINGA, a carta anterior a ele é que fica sendo a válida para a próxima jogada. Esta regra é específica do MAUMAU CEARENSE.



Postagens mais visitadas